terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Monte Roraima, Guacharo e a Trilha da Catedral (continuação)

Para iniciarmos a caminhada ao Marco Tríplice teríamos que sair bem cedo... e mais uma vez amanheceu chovendo, frio....   Tomamos nosso café e ficamos aguardando uma melhora do tempo, que só limpou lá pelas 9 ou 10 horas. A sugestão do guia Léo era de conhecermos a região chamada Guacharo, com uma gruta e uma ventana voltada para sul. Logo todos estavam caminhando pelas rochas do Roraima.



Depois de uma boa pernada chegamos à Gruta de Guacharo, uma gruta de arenito com um rio subterrâneo.







Depois da visita às profundesas do Monte Roraima, saimos da gruta e o tempo virou. Caminhamos sob uma fina chuva e nos abrigamos no Hotel Guacharo, uma dois maiores locais de acampamento do topo. Assim que o tempo limpou chegamos na borda sul da montanha, na Ventana de Guacharo. O tempo estava fechado, mas o Léo Trota já tinha feito uma foto ali minutos antes, mostrando o contraste do Roraima, e do Monte Kukenan (à direita) e a Gran Sabana abaixo.

(foto de Léo Trota)

Pegamos a trilha de volta e paramos para almoçar numas lajes de pedra perto do Hotel Principal. Depois de três noites acima dos 2.700m de altitude, a gente já sentia o fôlego reduzido. Nauseas e dores de cabeça também começavam a incomodar. Após o almoço no Hotel Principal, parte do grupo voltou para descansar no acampamento, e parte seguiu para conhecer a Trilha da Catedral.

Assim, esse grupo reduzido seguiu caminhando, percorrendo boa parte da extensão da borda sul do Roraima. A região da Trilha da Catedral é muito bonita, mais montanhosa que a região próxima do nosso acampamento. Seguimos caminhando por vales e canions durante boa parte da tarde.






Voltamos ao acampamento e jantamos. Só nos restava um dia para tentar caminhar para o lado norte da montanha, mas pela primeira vez no Roraima anoiteceu com céu limpo.



Fomos dormir animados com a possibilidade de um dia limpo para permitir nossa ida ao Marco Tríplice.

Continua...   http://waldyrneto.blogspot.com/2012/02/monte-roraima-enfim-fomos-para-o-norte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.