Para ler o relato desde o início clique aqui
No nosso último dia em Paris íamos conhecer Versailles. A previsão era de fazer incríveis 8ºC, a temperatura mais alta da viagem. Queríamos fazer um passeio bem tranquilo, conhecer o Salão dos Espelhos, os jardins e só. Nada de pressão para ver tudo, ficar correndo.
Tomamos nosso café no hotel sem pressa e seguimos de metrô para a estação Saint-Lazare. Compramos os bilhetes e pegamos o trem que passa pela região de Rive-Droite. Andar de metrô e trem era uma curtição para a Gigi. Nessa viagem ela tinha aprendido umas palavrinhas novas, como pombo, pipita (chupeta) e tem (trem).
O trem vai saindo de Paris para uma região mais alta. Era bonito ver a Torre Eiffel ficando miudinha, distante. Como é gostoso andar de trem...
Depois de uma meia hora chegamos na estação. Apesar da previsão, fazia frio e ventava. Volta e meia chovia um pouco. Em frente à estação pegamos um ônibus e chegamos no largo que dá acesso a Versailles. Até a entrada ainda tinha que andar um bom trecho e nós apertamos o passo. Eita vento gelado...
Compramos os ingressos e entramos na fila da revista. Por sorte um funcionário viu a Gigi e nos chamou para furar a fila. Logo estávamos caminhando no palácio longe do vento e do frio.
Para saber mais sobre Versailles clique aqui
Fizemos um roteiro padrão, passando por diversos salões. Nosso roteiro nos levaria nas três atrações principais, o quarto do rei, o quarto da rainha e o Salão dos Espelhos. O lugar é um luxo só, beirando o exagero. Depois de muitos salões chegamos finalmente na Galerie des Glaces, o famoso Salão dos Espelhos de Versailles. Mesmo depois de ver tanto luxo, a chegada na Galerie des Glaces ainda impressiona.
Visitamos também o Chambre du Roi (quarto do rei) e o Chambre de la Reina (quarto da rainha). Ainda tinha muita coisa para ver, mas demos a missão por concluída. Procuramos um lugar para almoçar pra encarar a visita aos jardins.
Almoçamos quiches com vinho. A Gi pediu o famoso quiche lorraine e eu peguei um quiche de salmão. Isso pra ver se a Gigi experimentava e gostava de algum. Ela acabou gostando bastante do quiche lorraine.
Barriga cheia, fomos para os jardins. Estava chovendo um pouco e ventando muito. Roubada total. Passear a pé nem pensar. O jeito foi fazer o passeio no trenzinho.
O passeio até que foi legal. Visitamos o Grand Trianon, o Petit Trianon e o Grand Canal. Versailles não é o maior palácio do mundo, mas é o palácio que tem os maiores jardins do mundo. Caminhar com calma pelos jardins vai ficar para uma próxima...
Na hora de ir embora eu botei a Gigi na mochila e ela cochilou. Estava um frio incômodo e a gente acelerou até o ponto de ônibus.
Logo pegamos o trem de volta para Paris e relaxamos. Tudo quentinho, passeio gostoso. Chegamos na estação de Saint-Lazare e passeamos pelo shopping que fica dentro da estação. Mamãe vendo as "soldies", Gigi comendo batata Pringles.
Depois pegamos o metrô e voltamos para Abbesses. Como despedida deixamos a Gigi dar várias voltas no Carrossel. Essa série eu nem fotografei.
No hotel demos aquele banho de banheira na Gigi e fomos arrumar as malas. Tinha contratado um transfer do hotel para o Aeroporto a um bom preço. Era só deixar tudo pronto e tentar dormir um pouco.
Acordamos cedo no dia de ir embora. Acertei as despesas do hotel e o pessoal do transfer chegou, super pontual. Seguimos de van até o Aeroporto Charles de Gaulle.
Chegamos bem cedo e fomos resolvendo tudo com calma, auto chech-in, despacho de bagagens, imigração, revista, logo estávamos na área de embarque, um salão com free-shops e bares. A Gi foi tentar comprar uns presentinhos e eu fiquei brincando com a Gigi.
Estávamos preocupados com o voo, pois ficar 11 horas com a Gigi presa num avião num voo diurno prometia fortes emoções.
No avião sentamos próximos a uma família da Jordania que tinha um bebê. Era o Bura. Logo a Gigi se enturmou. Nos bancos da fileira de trás um grupo de russos conversando alto e rindo. Tava até engraçado.
Um dos russos se encantou com a Gigi. Ele brincava um pouco com ela e também com o Bura. Nada de mais. A gente até estava achado graça.
Decolamos e tudo ia bem até o almoço. Tomamos champagne, vinho e tiramos uma sonequinha. Quando acordei resolvi esticar a perna um pouco e encontrei os russos em pé perto dos banheiros. Eles riam e bebiam alguma coisa. Tive a impressão de sentir cheiro de álcool, e não era vinho.
Mais tarde eles voltaram para as poltronas e o tal russo voltou a brincar com a Gigi e o Bura. Mas ele parecia meio agitadão. A Gigi e o Bura estavam ficando também muito agitados.
Mas uma certa hora o russo destrambelhou de vez. Gigi e o Bura brincavam no corredor. O russo pulou para o corredor, ficou de quatro e saiu latindo atras das crianças. Foi uma cena dantesca - Gigi e o Bura entraram correndo e gritando pela classe executiva e depois primeira classe, com um maluco atrás, de quatro e latindo. Vários passageiros reclamaram e o clima esquentou. Barraco!
O chefe de segurança de voo veio nos perguntar se o russo estava "aterrorizando" a Giovanna. Que surreal! rsrsrs
Dissemos que não, mas que ele parecia estar bêbado e que começava a ficar inconveniente. Mas deixamos claro que em momento algum ele maltratou as crianças. O chefe de segurança de voo comentou que achava que os russos tinham conseguido entrar com vodka no avião, talvez disfarçado de desodorante. Mas ele não tinha conseguido flagrar.
O russo levou uma advertência bem séria. O guia da excursão dos russos também. Parecia que ia acalmar, mas o cara realmente tava muito bêbado. Alguns minutos depois já estava levantando e querendo brincar com as crianças. Novamente os passageiros reclamaram e uma comissaria veio intervir. A bronca foi séria. A mulher estava tão brava que parecia estar dando um esporro no avião inteiro. Que cena!
Depois da bronca ela ditou um texto para o guia dos russos e fez ele ler em russo para o bêbado. O recado era claro. Se ele não sossegasse ia receber voz de prisão e já sairia preso quando o avião pousasse.
Mas o doido não sossegou... rsrsrs
E eis que chega o comandante do avião (quem ficou pilotando essa porra?) e o russo recebeu voz de prisão. Depois o comandante veio conversar com a gente perguntando se queríamos mudar de lugar e se prestaríamos queixa. Deixamos claro que se não houvesse nenhum outro incidente o assunto estava encerrado, e que em momento algum o russo maltratou a Gigi.
E dessa vez o bêbado sossegou. Acho que o porre já estava passando.
O bom dessa confusão toda é que as 11 horas de voo passaram rápido. Gigi se divertiu e a gente tem mais história pra contar. Essa viagem tinha que terminar de um jeito maluco...
Tô aqui rindo sozinho do cão russo. :P
ResponderExcluirMuito louco. Na área de retirada de bagagem ele nem chegava perto da gente. rsrs
ExcluirBelo relato! Linda aventura! Parabéns.Rui
ResponderExcluirObrigado Rui!
ExcluirKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ExcluirComentarios
ResponderExcluirEu achei muito legal a viagem para Paris, e eles falaram que a temperatura mais alta foi de 8ºC, eles queriam fazer uma viagem muito tranguila e conhecer o salão de espelhos, e o jardim e só. Eu aprendi muita coisa, e quando eu for viajar eu tenho que aproveitar muito.
Leandro e Samuel
EDUSESC-Gama
Que legal Leandro e Samuel! Fico feliz que vocês aprenderam e tenham vontade de viajar. Um grande abraço!
ExcluirOla Didi, Gi e Gigi
ResponderExcluireu gostei da viagem de paris , eu até que queria ter ido mas que pena que eu não fui ,mas eu vou esse ano eba!!!
João Gabriel Alves
Edusesc -gama
Obrigado João Gabriel, aproveite Paris!
ExcluirGiGi Voce Viaja Para Muitos Lugares Legais e Esses Lugares
ResponderExcluirTambem Muito Bunitos e Tambem
Sao Muito Interessantes .
Joao Edusesc gama df.
Obrigado João! Visite sempre o nosso blog!
ExcluirPara Gigi e Gi
ResponderExcluirGigi e Gi meu nome e Ana Paula adorei sua viajem a Paris eu queria conhecer Paris um dia mas suas fotos eram muito legais sua viajem e mesmo demais a primeira ves que vi um saite mesmo legal.
Edusesc Gama -Df
Ana Paula
Obrigado Ana Paula! Que bom que você gostou do nosso blog!
ExcluirViagem Da Gigi
ResponderExcluirGostei Da Viagem Meu Sonho e Viaja Para Paris e Outros Lugares .
Queria Ter Viajado Com Vocês
a Gigi Teve Ter Amado Viaja.
Gosto De Viaja Muito Para Conhecer Outros Lugares .
A Gigi Gosta Muito De Viaja?
Brenda
Edusesc Gama
Obrigado Brenda! Gigi gosta de passear e viajar sim.
Excluir