sexta-feira, 3 de junho de 2011

Outono em Itatiaia


Mais uma vez fomos para o Abrigo Rebouças em Itatiaia com nossos amigos - Eu, Gi, Motta, Xandinho, Flávio Varricchio, Alê, Fê, Flávio Garcia, Valdecir, Felipe, Elber, Fernanda, Giovana, Tácio, Aline e Gustavo. Marcelinho e Anita também estavam lá, acampados.

Mesmo sendo outono, estava bem frio. Chegamos no sábado e esperamos o tempo abrir um pouco. A tarde o tempo começou a firmar e nós nos preparamos para uma caminhada de fim de tarde. A Giovana, que ia fazer sua primeira trilha, estava treinando caminhar com os bastões. Perto da hora do por do sol fomos até as torres ao lado da portaria, mas o tempo ficou nublado. Voltamos para o Abrigo e curtimos um jantar com vinho e muita conversa fiada.


No domingo o tempo abriu. Estava frio e ventando bastante. A Gi preferiu ficar no Abrigo e alguns grupos partiram para as Agulhas Negras. Eu, Flávio Varricchio, Flávio Garcia, Valdecir e Felipe partimos cedo para a Via Pontal, sem cordas. O Motta, Xandinho, Marcelinho e Anita partiram para a Via Normal e o Tácio foi para a Via Bira, com a Aline. Alê, Gustavo e Elber também foram pra montanha, e escolheram o Pico do Altar.

Quando começaram os primeiros trechos técnicos o Valdecir e o Felipe resolveram voltar. Nosso grupo, agora reduzido, seguiu para a entrada da Via Normal e fez uma travessia para a Via Pontal, por uma canaleta estranha, que eu não conhecia.

A subida pela Via Pontal correu tranquila. Quanto mais se subia, mais intenso era o vento e o frio. A chegada ao cume do Pico das Agulhas Negras, ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro com 2.787m de altitude, foi bastante comemorada.

O segundo grupo, guiado pelo Motta, acabou encontrando trechos molhados na Via Normal e acabou subindo também pela Via Pontão.


No cume o frio era intenso. Temperatura de 8ºC e vento de 40km/h, o que dá uma sensação térmica de - 4ºC. Sinistro...  Fizemos um lanche e nos preparamos para descer.
Depois da descida o Motta comemorou com o Xandinho sua primeira subida às Agulhas Negras. Essa foi também a primeira subida do Flávio Varricchio e do Flávio Garcia. O grupo do Tácio chegou ao cume mais tarde.
Na volta fiz um bonito registro do Planalto de Itatiaia, com suas lagoas e rochas.

8 comentários:

  1. Congratulation ! for your great efforts. Keep it up.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o estilo de vida de vocês. Mês que vem também estarei lá o parque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Eduardo !! Itatiaia é um lugar especial. Pena que tem regras demais e acaba sendo difícil ir com frequência.

      Excluir
  3. Olá Waldyr, muito legal seu relato. Você no seu texto comenta que optou pela via Pontão sem cordas. É muita arriscada esta via, com muita exposição? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A via é fácil e com um trecho bem curto de escalada. Na verdade nem fizemos esse trecho, pois usamos uma passagem da via Normal para a parte de cima da escalada da Pontal. São lances simples para quem já escala, mas não são simples para quem não está acostumado. Na descida usamos cordas para descer o lance da Pontal.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.