quinta-feira, 16 de junho de 2016

Serra do Lopo


Em 2016 eu decidi fazer um Workshop de Fotografia de Montanha próximo a São Paulo. Fiz alguns estudos e também uma viagem para a região de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão. Mas ainda não tinha encontrado o local ideal. Em meados de abril dei uma palestra no Clube Alpino Paulista. Conversando com os participantes surgiu a indicação da Pousada Céu da Mantiqueira, na Serra do Lopo. Me programei para conhecer o lugar, mas os compromissos foram surgindo e a viagem foi sendo adiada, adiada...

Quando abriu uma brecha na agenda eu marquei a viagem. Ia aproveitar para acampar com a Gi e a Gigi.

A Serra do Lopo é o finalzinho da Serra da Mantiqueira, na fronteira de Minas com São Paulo. O acesso é pela cidade de Extrema, uma cidadezinha bonita e com o turismo bem organizado.

(clique na foto para ampliar)

Saímos de casa numa quinta pela manhã, bem cedo. De Petrópolis à Extrema são 500km. A previsão era de entrar a maior "friaca" do ano... e agente ia acampar na montanha...

Chegamos em Extrema e pegamos a estradinha que sobe a Serra. Chegamos na Pousada e montamos nossa barraca. Pra Gigi era tudo diversão... E fazia bastante tempo que ela não acampava.


Barraca montada, Gi e Gigi foram para o sol. O frio já assustava, mesmo de dia.


E eu fui conhecer o lugar e tentar algumas fotos. Queria fazer uma boa foto da pousada, para divulgar o workshop.


Fechamos a tarde assistindo um por do sol em família.


Mas não dava para ficar muito tempo. Fugimos do frio e fomos jantar e tomar um vinho. Depois nos recolhemos para nossa noite na barraca.


Na barraca, com colchão inflável, saco de dormir, edredom e muita roupa, o frio era bem suportável. Mas a Gigi se agitava e se descobria. Acabamos dormindo pouco por isso. No celular víamos que fazia 2ºC em Extrema... e nós estávamos BEM mais alto...

A sexta feira amanheceu com frio e geada na Serra do Lopo. Gigi se divertia brincando de Frozen...

Tomamos um bom café e eu peguei as informações que eu precisava sobre a subida da Serra do Lopo. Lá pela metade da manhã montei minha mochila e subi a Serra sozinho, conhecendo os principais atrativos - Pedra do Altar, Laguinho, Pedra dos Cabritos, Pedra das Flores e ainda estiquei até o Pico do Lopo. Fui tirando visadas para ver onde o sol ia nascer e se por, para montar meu roteiro do workshop. Gostei especialmente da vista da Pedra das Flores, com o Pico do Lopo e a Represa de Javari ao fundo.


Mas foi numa laje sem nome, voltada para o norte, que eu vi uma árvore bem interessante para um foto no por do sol...

Voltei para o almoço. O pessoal da Pousada já tinha nos oferecido um quarto pra gente fugir do frio. Gi aceitou na hora e já tinha feito parte da mudança. Passei um tempinho com a Gi e a Gigi e depois parti pra Serra de novo.

Subi tudo de novo até a Pedra das Flores, marcando no GPS. Tirei um tempinho para fotografar algumas hippeastrum, flores tipicamente de montanha que são a origem do nome dessa pedra.


Depois voltei até a laje sem nome, botei a casacada toda e me preparei para o frio e para as fotos do entardecer. Acabei fazendo uma foto bem legal.


A descida noturna foi tranquila. Acabei chegando na Pousada bem na hora da janta. Abrimos mais um vinho e tomamos sopa quentinha. Gigi se divertia com um joguinho de celular na frente da lareira.



Mas eu ainda tinha trabalho para fazer... Tinha que encontrar uma boa locação para o amanhecer. Deixei a mochila pronta, botei o despertador para a madrugada e fiquei pensando se teria coragem de subir a Serra do Lopo de novo, naquela friaca...

Mas eu fui... lá pras 5 da madruga, ainda escuro, eu botei a mochila nas costas e comecei a subir a Serra. Estava uma noite bonita, estrelada, e fria. Caminhar sozinho na montanha essas horas é sempre especial.

Cheguei na Pedra das Flores ainda bem escuro. Vi no celular que fazia 2ºC em Extrema. Ali no topo da montanha devia estar próximo a 0ºC. Felizmente não ventava muito. O horizonte começou a avermelhar e eu fiz uma foto de celular pra postar no Facebook.


O frio doía e eu botei as luvas. Atrapalha um pouco para fotografar, mas não dava para aguentar. Fiz algumas fotos na direção do nascer do sol.


Os primeiros raios de sol quebraram um pouco o frio. Com a luz do dia eu comecei a procurar alguma hippeastrum para fotografar. 


Depois arrumei tudo e me preparei para descer... Missão cumprida!


Encontrei a Gi e a Gigi para o café. Gigi se lambuzava com um melão...


Já tinha subido a Serra do Lopo três vezes em menos de 24 horas e agora ia dar atenção pras Gi"s. Depois do café fomos tomar um sol no gramado.


Resolvemos passear em Extrema. Descemos a Serra de carro e fomos conhecer a pracinha. Era o dia da Gigi...


O almoço foi no famoso Armazém Bertolotti. O programa foi mineiríssimo - Toucinho com pinga... Eita!


Compramos vinho no mercado e voltamos pra Serra. Mais uma janta e uma noite gostosa na lareira. Fomos dormir.

O domingo, dia dos namorados, amanheceu gelado, Tinha geada no gramado e gelo nos carros. Começamos a arrumar as coisas para voltar pra casa. Ainda consegui um tempinho para fotografar uns tico-ticos e o jardim da pousada.





Tomamos nosso café e pegamos a estrada. Mais 500km e chegamos em casa. 

O Workshop de Fotografia de Montanha na Serra do Lopo já está com data marcada. Clique aqui para saber mais detalhes.


56 comentários:

  1. Bom dia! Somo de Manaus (Escola Eliana Lúcia- 5º Ano A) e estamos trabalhando o tema "BLOG", usando a sua página como referência. Os alunos estão adorando as fotos!!

    ResponderExcluir
  2. Pedro Samuel R.Cena da Silva16 de agosto de 2016 às 05:28

    Oi eu sou Pedro da escola,José Braga Morato,gostei muito da foto do passarinho.

    ResponderExcluir
  3. GIOVANNA CRISTINA OLIVEIRA BELGA16 de agosto de 2016 às 05:46

    OLA! ADOREI AS FOTOGRAFIAS,ESSE LUGAR DEVE SER MUITO LEGAL,UM DIA VOU CONHECER ESSE LUGAR.
    AS FOTOGRAFIAS SÃO PERFEITAS!AS FRASES QUE VOCê COLOCA SÃO MARAVILHOSAS!! ABRAÇOS :GIOVANNA

    ResponderExcluir
  4. esse lugar é muito legal

    ResponderExcluir
  5. seu blog e muito legal

    ResponderExcluir
  6. seu blog e´ mito legal.
    amo as suas aventuras.

    ResponderExcluir
  7. bom dia sou a Luisa da escola Manfredi quero dizer que amei seu workshop e suas aventuras são muito legais e interessantes o aniversario da Gigi foi muito legal eu gostei muito da fantasia e da decoração muitos anos de vida para ela. CONTINUE COM AS AVENTURAS.

    ResponderExcluir
  8. ola eu sou um aluno da (edusesc gama df 5 ano a) e quero
    falar que seu blog é muito fera valeu pelas suas aventuras!

    ResponderExcluir
  9. Oi sou Júlia Braga da escola EDUSESC e amei seu blog atenciosamente bjos.Data;20]04]17.

    ResponderExcluir
  10. Ola,nos somos o Italo e o Caio do Sesc Gama,nos desejamos boa sorte para os dois.

    ResponderExcluir
  11. gostei desse blog

    Vitor Sesc quinto ano A 20/4/2017

    ResponderExcluir
  12. eu sou leonardo eu estudo Edussesc


    eu amei o seun blog 20/04/2017

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito das das paisagens queria estar nessa aventura pretendo conhecer a Serra Do Lobo.

    Sou da Edusesc,Gama meu nome é Anna Carolyna data:20/04/2017 Hora:08:02

    ResponderExcluir
  14. Olá, sua viagem parece ter sido muito legal, as paisagens são lindas, amei as fotos do seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu sou do Edusesc,Gama, meu nome é Anna Luiza...

      Excluir
  15. Emanoele Edusesc GAMA 5 ANO B :ACHEI MUITO LEGAL DODAS AS AVENTURAS QUE VCS TEVERAM EU ADOREI AS PAISAGENS E ANIMAES LINSODOS.EU QUERO VER MAIS DESSAS AVENTURAS

    ResponderExcluir
  16. Oi sou a Anna Julia do EDUSESC-Gama 5 ano b
    Achei super mega legal esse blog muito criativo!!!

    ResponderExcluir
  17. joao miguel 5be dusesc gama sel blog e muito bonito gostei das suas fotos

    ResponderExcluir
  18. viajar com a Familha e muito lega sabe e muito divertido sua filha deve ter adorado viajar

    ResponderExcluir
  19. por que o passarinho e gordo

    ResponderExcluir
  20. ola sou da escola Manfredi prof maria da penha e gostei muito das sua fotos na montnha e se vc mora la

    ResponderExcluir
  21. ola Waldyr
    eu sou da escola Municipal de Santo André São Paulo sou do 5° ano ,eu adoro me aventurar, meu sonho é acampar num lugar desse, amo seus post e esse post é meu favorito amei suas fotos um abraço e tchau tchau

    ResponderExcluir
  22. Ola!sou da escola e.m.e.i.e.f. maria da Penha de Almeida Manfredi gostei muito seu blog estas fotos são muito lindo suas fotos com a Gi é interessante beijos amei suas fotos ate outras aventuras.

    ResponderExcluir
  23. ola sou da escola e.m.e.i.f.e. prof maria da penha de almeida Manfredi gostei muito das suas fotos e das suas aventuras achei muito lindo aquele passarinho super beijo e ate outra aventura thau

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Somos alunos do 5º ano A, da escola Cecília Pereira (CE). Conhecemos o seu blog através do nosso livro didático e gostamos das suas aventuras. Essa viagem à Serra do Lopo chamou nossa atenção, porque, além do nome ser interessante, o lugar aparenta ser muito bonito nas fotos. Foi muito legal fazer essa tarefa sobre seu blog e conhecer sua família.
    Beijos,
    do 5º ano A

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?!
    Somos alunos do 5º ano B, da escola Cecília Pereira- Redenção-CE. Conhecemos seu blog através do nosso livro didático de Português. Gostamos muito de conhecer o seu blog e viajar nas suas aventuras. Esperamos que continuem se aventurando e compartilhando suas fotos, nos mostrando paisagens lindas de nossa natureza.
    Bjs e abraços,
    Do 5º ano B

    ResponderExcluir
  26. Olá tudo bem?!
    Me chamo Maria Eduarda sou da escola Edusesc Gama (DF)adorei seu blog, nos aprendemos sobre vocês no nosso livro de português estou adorando as aventuras. Porque vocês não postaram mais fotos em 2018?. Bjs e abraços adorei conhecer vcs.

    ResponderExcluir
  27. oi eu sou Giovanna Cordeiro Gonlçalves escola edusesc gama df voces sao muito alegres e inteligente aventureiros e corajosos ela e ele sao muito fofos

    ResponderExcluir
  28. Olá,me chamo Sofia sou aluna da Edusesc-Gama-DF do 5 ano B, amei a foto, gosto muito de vocês. Bjs.
    Ass:Sofia

    ResponderExcluir
  29. posta mas gostei muito a que eu mas gostei foi a da arvore deles sentados tá junto muito bom posta pfv porque vcs pararam de posta tá muito bom posta posta vai posta tá meu nome e Fernando to no 5 ano b no Edusesc Gama DF

    ResponderExcluir
  30. oi eu sou pedro lucas queiros sousa da escola Edusesc gama no DF vocês vão fases a versão de 2018?Pararão de viajar? Gostei muito deve ser muito legal os lugares onde vocês foram.Estou com vontade de viajar.

    ResponderExcluir
  31. achei muito legal e muito bacana vocês são muito legais a e quantos anos sua filha tem eu to muito curioso eu sou muito seu fã esse passarinho e muito legal e qual é a especie dele vocês é muito top atenciosamente Vitor 5 ao b Edusesc Gama DF

    ResponderExcluir
  32. oi tudo bem com vocês? por que vocês param de viajar?
    meu nome é William eu sou do EDUSESC gama DF!

    ResponderExcluir
  33. uau quando eu li o blog tive uma surpresa, amei as suas descobertas.foi muito legal!

    ResponderExcluir
  34. ola somos Rodrigo e Robert somos alunos da escola lydes rachel gutierres em diadema achamos muito engraçado a foto q sua filha estava comendo banana kkkkkkkk
    ficamos gratos pela atençao esperamos respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eae viado tu fala dela e tu ta comendo banana todo dia!!!!

      Excluir
  35. ops no comentario anterior colocamos banana mas era melao

    ResponderExcluir
  36. ola didi e gi gostamos muito de seu blogue vimos aqui na escola lydes rachel gutierres descobrimos no livro de portugues .gostamos muito pelo seus trabalhos .tchau Thauanny de souza rodrigues e ANA vitoria de lima reis

    ResponderExcluir
  37. oi arenilda santos . robert e rodrigo. blz didi ele e da nss sala tambem todo que vc receber agora sao da nss salA

    ResponderExcluir
  38. OLA!
    SOMOS ALUNAS DA ESCOLA ESTADUAL LYDES RACHEL GUTIERRES.

    ADORAMOS TEUS BLOG...E MUITO BEM ORGANIZADO, PARABENS!
    A GENTE ADORA SUAS AVENTURAS E REPORTAGENS SOBRE A NATUREZA
    NOS QUERIAMOS MAIS AVENTURAS COMO ESTAS

    ASS; SABRYNAH E MHARIA RYTTA

    ResponderExcluir
  39. ola somos alunas da escola Lydes Rachel GUTIERRES nos gostamos BASTANTE DA VIAGEM e um lugar bem bonito um lugar bom de relaxar
    achamos muito interessante a ideia do workshop achamos muito legal suas fotos e sua filha e muito linda
    observamos que voces foram em uma pousada e percebemos que passaram muito frio queremos participar uma vez dessa avetura atenciosamente alunas da escola LYDES

    ResponderExcluir
  40. Eu achei maravilhoso adorei os passaros e especies muito obrigada ass rayane roberta e maria eduarda amei sua filha

    ResponderExcluir
  41. OLA GOSTE DA SUA FOTOS SAO MUITOS LEGAL

    ResponderExcluir
  42. SLV AMER MUITO DO SEU SITE NAO PARA DE POSTA ISSO

    ResponderExcluir
  43. Ola!!! eu sou Carlos tenho 10 e eu sou Thiago tenho 10 anos e nois estamos aqui,para falar sobre o seu blog nos gostamos muito, muitas fotos legais, e verdade seu blog e muito legal eu conseguir achar seu site pelo meu livro de português suas aventuras sao muito legais,obrigado!!

    Lydes Rachel Gutierres. S2 S2 S2

    ResponderExcluir
  44. OLA MEU NOME E DAVI EU TENHO 10 ANOS EU ADOREI SUA VIAGER UM A BRASO

    ResponderExcluir
  45. OI MEU NOME E GUSTAVO ESTOU COM DOIS AMIGOS KAUAM E GUILHERME. ESTAMOS AQUI PARA FALAR COMO ACHAMOS O SEU BLOG, NÓS ENTRAMOS EM UM ACORDO E ACHAMOS MUITO BOAS AS SUAS FOTOS E VOCÊ SE EMPENHA MUITO COM SEUS BLOGS

    ResponderExcluir
  46. Acho muito divertido viajar para lugares diferentes

    ResponderExcluir
  47. Sou Eduardo f de Souza da escola dom Afonso,amei as fotos gostei muito do poço da Capela muito Lindo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.