Amigos aventureiros que curtem a vida ao ar livre ao som de um violão. Bem vindos ao nosso blog, cujo objetivo é compartilhar os relatos e fotos das nossas viagens, caminhadas, pedaladas e escaladas.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
Treino de Pedal em Guapiaçu
No pé da região dos Três Picos se abre um amplo vale formado pelo Rio Guapiaçu. O lugar é bonito e bem pouco conhecido. Quando se passa pela RJ-122 (estrada que liga Parada Modelo a Cachoeiras de Macacu) é até difícil identificar o vale, pois as montanhas estão distantes, formando um arco.
Eu já estava devendo um pedal "a vera" pro meu sobrinho Biel e as estradinhas planas de Guapiaçu eram uma boa pedida. A Gi, com barrigão de 6 meses, seria nosso resgate. Começamos a pedalada na RJ-122 e a Gi seguiu de carro pelo asfalto para nos encontrar mais tarde no final do roteiro.
O trecho inicial é uma longa estradinha de terra que margeia o Rio Guapiaçu.
As montanhas iam ficando cada vez mais próximas e a gente seguia num ritmo tranquilo.
Já perto de Guapiaçu fizemos uma rápida visita na sede da REGUA - Reserva Ecológica de Guapiaçu. Essa é uma reserva particular criada em 2001 por uma ONG sediada na Inglaterra, chamada BART - Brazilian Atlantic Forest Trust. Hoje a REGUA é mantida também pela entidade internacional WLT - World Land Trust. Além a conservação dos mananciais de Guapiaçu, a REGUA é referência na observação e estudo de pássaros.
Nessa parada na REGUA fizemos um descanso e um lanche. Depois encaramos o trecho mais bonito da pedalada, com muitas árvores.
O ponto alto desse pedal é no final da estradinha das árvores, quando o caminho fica estreito entra numa ponte de treliças sobre o Rio Guapiaçu.
Depois foi só pedalar um pouquinho no asfalto até encontrar a Gi no barzinho de Guapiaçu. O Biel não perdeu tempo e foi tomar banho de rio.
A gente ia prestigiar o prato típico da região, o caldo de rã. Mas a fome era grande e nós pedimos refeições mesmo. E o Biel encarou bem seu pedal de 23km nas estradinhas de Guapiaçu e já está pronto para outros desafios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bacana as pedaladas.
ResponderExcluirParabéns a vocês!!!!
Valeu Leonardo !
ExcluirNada como ser criança, hein, Waldyr? O Biel fez os 23 km de bike pedalando de chinelo de dedo!! rs Parabéns, Biel!
ResponderExcluirMary Cristina
Com certeza Mary! Já consigo fazer o Biel usar capacete, mas ele só pedala de chinelo de dedo.
ExcluirMuito bacana seu blog.. de uma olhada no nosso e venha pedalar conosco em Cachoeiras de Macacu.. www.ciclomacacu.blogspot.com
ResponderExcluirMuito legal seu blog Robinho. Vi que você já fez um pedal com a galera que pedala comigo, os Caxinguelês. Vamos marcar um retorno !
ExcluirShow cara, que visu duka. Me diz, da pra usar pneu liso (slick) nessa estrada? Pretendo pedalar de magé até lá... Gde abraço!
ResponderExcluirOi Giovane, em Guapiaçu é tudo terra. Acho que vale a pena ir de pneu normal para mountain bike. Mas você pode ir para Guapiaçu por asfalto também. Nesse caso o caminho não passa por essas estradinhas das fotos.
ExcluirPois zé, vi pelo google earth essa asfaltada, é uma que fica a esquerda da placa funchal e do posto desativado neh? Mas prefiro o visu da de terra, e pretendo entrar numa que tem um bar na esquina na beira da rj-122 (bar caldo de cana morena tropicana, que fica pouco antes da ponte), e ir beirando o rio até chegar na metade da asfaltada. Depois volto por essa asfaltada até encontrar novamente a rj-122, na altura do posto desativado... O lugar é tranquilo, sem riscos?
ResponderExcluirSim Giovane, a entrada por asfalto é nessa placa de Funchal. Segue por asfalto até Guapiaçu. A entrada de terra que eu uso é essa do bar antes da ponte. Dá para ir até Guapiaçu por terra, ou pegar o asfalto perto da REGUA - Reserva Ecológica de Guapiaçu. Lugar super tranquilo.
ExcluirOpa, valeu pelas dicas
ExcluirWaldr Neto eu gostu muito das suas aventuras eu admiro mesmo vc é jente boa é muito legal quero parabenizar vc pelo sel lindo texto e manda um oi para o Biel falou
ExcluirOlá!!!Sou professora do 5°ano da escola Anchieta em Ubatuba.Li com meus alunos os fragmentos que foram publicados no livro de Português,depois levei-os à sala de informática e lemos seu texto na integra.Eles adoraram o relato de aventura.Parabéns.
ResponderExcluir