segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Volta do Pico da Onça


Num lindo e frio dia de primavera na Serra partimos para mais um pedal com a galera dos Caxinguelês. O roteiro escolhido foi a Volta do Pico da Onça, que passa pelas regiões rurais de Fagundes e Sardoal.


Mesmo com sol o dia estava bem frio, o que tornava a pedalada bem agradável. Logo a galera estava pedalando nas estradinhas de terra da região.




Depois de um subidão e um descidão fizemos uma parada para reunir o grupo. Nesse ponto a gente entra no Vale do Rio Pequeno, onde começa a longa subida do Pico da Onça.


Depois da pausa fomos subindo o vale e paramos para um lanche no início da subida mais forte. Desse ponto em diante todos foram encontrando sua própria cadência para subir os 4km do Pico da Onça.


Nessa longa subida passamos por duas pequenas capelas. Segundo informações do nosso amigo e historiador Amauri Telles de Menezes, a primeira capelinha em ruínas no início da subida é o Orago de São José, parte da fazenda de mesmo nome que fica no Rio Pequeno. A capela maior, que fica no meio da subida, é a Capela de São Judas Tadeu.

(Capela de São Judas Tadeu à direita do caminho)

Depois da longa subida pedalamos num bonito vale até o ponto onde começa a grande descida do dia. Diversão garantida para os mais ousados e um descanso pra turma que curte descer mais travada. Eu e Gi cravamos 56km/h nessa longa e sinuosa descida na terra. No final um retão e a chegada no Rio Fagundes, onde reunimos a turma para a foto oficial do passeio.

(foto de Cesar Marinho Costa)


Depois da pausa pedalamos por um trecho bem bonito seguindo o Rio Fagundes até Sardoal, onde paramos num bar para um bom lanche.


Logo o grupo partiu para um banho na represa de uma fazenda perto de Matosinhos. Como a Gi estava bastante cansada resolvemos seguir direto para Fagundes, onde completamos 42km de pedal e tomamos umas cervejinhas. No final todos nos reunimos no Restaurante Fagundes para uma farto almoço na roça.

Nota: Dias depois descobrimos que o motivo do cansaço da Gi nessa pedalada era uma ótima notícia. Temos um filhote a caminho!


6 comentários:

  1. Parabéns por mais uma aventura. E obrigada por compartilhar lindos percurso pela região.

    ResponderExcluir
  2. esse pedal foi perfeito Waldyr porque conjugou clima, local e companhia.

    tenho a obrigação de fazer uma menção honrosa ao atendimento dos meninos do Restaurante Fagundes.

    ResponderExcluir
  3. Waldyr Neto, acompanhamos sempre as viagens de vcs e inspirados nessa relação acabamos de criar o nosso blog, também de viagens, ainda estamos começando e tem muito o que melhorar, mas queria nessa oprtunidade parabenizá-los pelo blog de vcs que é fantástico e nos dá muitas dicas e deixar o convite para conhecer o nosso:

    http://obomdeviajar.blogspot.com.br/

    Pedro e Natane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Pedro !! Parabéns ! O blog está bacana. Incluí na minha lista de blogs recomendados.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.